Pular para o conteúdo
Home » Vai viajar de moto? 6 dicas para seguir antes de fazer sua moto trip

Vai viajar de moto? 6 dicas para seguir antes de fazer sua moto trip

Vai viajar de moto? 6 dicas para seguir antes de fazer sua moto trip

Cuidados relativamente simples podem fazer toda a diferença e garantir a segurança de quem vai viajar de moto.

Fazer viagem de moto é algo que muita gente ama fazer, principalmente pelo maior contato com o vento no rosto e, consequentemente, pela incrível sensação de liberdade quando se está na estrada.

É importante saber que, para viajar com segurança, é preciso ter alguns cuidados específicos. Eles englobam desde a revisão dos freios e o abastecimento com combustível até a compra de produtos para motociclistas.

Para facilitar, hoje separamos os principais itens e medidas que devem ser providenciados na hora de fazer a sua moto trip. Dessa forma, você terá mais segurança e muito mais tranquilidade no seu trajeto.

O que fazer ou levar numa viagem de moto? Veja dicas!

Calibre os pneus

A calibragem correta dos pneus é fundamental em qualquer situação, mas é ainda mais importante quando se pretende percorrer longas distâncias. Sendo assim, vale a pena passar em um posto de gasolina e verificar a calibragem.

Vale dizer que a pressão ideal é determinada pelo fabricante da moto, por isso é importante verificar a indicação no manual da moto. O tipo de pneu adequado para a sua motocicleta também é indicado nesse manual – algo importante de se saber caso precise trocar os pneus.

Confira o estado do capacete

O capacete é um item de segurança obrigatório para todo piloto de moto. Caso você seja pego sem ele, poderá levar uma multa de até R$ 293,47 (considerada gravíssima) e ter a sua carteira de habilitação suspensa de imediato. Além disso, o uso do equipamento previne traumatismos e diminui o risco de morte em acidentes.

Para saber se o seu capacete está ok, verifique o estado da viseira. Se ela estiver com arranhões ou apresentar opacidade, será necessário fazer a troca por um modelo novo. O ideal é que a peça se encaixe com tranquilidade na sua cabeça, com a fivela de segurança devidamente presa ao queixo e a viseira abaixada.

Confira as lanternas, faróis e setas

A sinalização é outro aspecto primordial para quem deseja viajar de moto com o máximo de segurança possível. Sendo assim, é preciso conferir se as lanternas, faróis e setas estão funcionando perfeitamente antes de meter o pé na estrada.

Caso contrário, além de comprometer a sua segurança e se colocar em risco ao minimizar a sua visibilidade para outros motoristas, há riscos de ser multado. Se o farol estiver queimado e você dirigir com ele apagado, por exemplo, a infração é média, resultando em perda de quatro pontos na carteira e multa de R$ 130,16.

Leve um reparador instantâneo

Imprevistos acontecem, e o furo do pneu em meio a uma viagem de moto é um exemplo claro disso. A depender de onde você esteja, talvez seja difícil encontrar uma borracharia ou local para fazer a troca de imediato.

O jeito é apelar para um reparador instantâneo. Esse produto vem em forma de spray e tem a capacidade de encher o pneu, vedando o buraco existente. Vale dizer que isso deve ser feito apenas em emergências, pois tal reparo é de caráter temporário.

Leve um lubrificante de corrente

Se a sua motocicleta percorre longas distâncias, a necessidade quanto à lubrificação das correntes, provavelmente, será maior. Isso fica ainda mais perceptível para quem percorre estradas de terra ou com muita poeira acumulada, pois tais elementos podem se aderir à corrente, dificultando a tração. Dessa forma, coloque um lubrificante na sua bagagem quando for viajar. 

Revise os freios

Os freios e as pastilhas são peças responsáveis pelo atrito que ajudam a reduzir a velocidade da motocicleta em movimento. Exatamente por isso, precisam estar com o funcionamento perfeito para que você possa trafegar com segurança.

Se essas peças não estiverem funcionando normalmente, é provável que elas emitam ruídos, barulhos e vibrações atípicas. Em todo caso, vale a pena revisar toda a parte dos freios para não correr riscos quando for viajar de moto.

Sair da versão mobile