Pular para o conteúdo
Home » Real, moeda local ou cripto: como levar dinheiro de forma segura em viagens

Real, moeda local ou cripto: como levar dinheiro de forma segura em viagens

como levar dinheiro de forma segura em viagens

Descubra como transportar dinheiro em viagens com segurança e sem nenhum problema, aproveitando o melhor do câmbio.

Já está com aquela viagem marcada, mas ainda não sabe muito bem como levar o dinheiro? Saiba que fazer transações internacionais seguras é muito importante para garantir uma viagem tranquila.

Uma parte da organização da viagem que deixa a gente sempre apreensivo é pensar em como levaremos o dinheiro. É preciso pensar nas contas e até mesmo em alguma emergência.

Sempre surge a dúvida sobre quanto deixar em espécie, quanto trocar na casa de câmbio e quanto deixar na mão do cartão de crédito e lidar com as despesas depois.

Por isso, nós trouxemos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa e não se estressar com o assunto. Confira!

A moeda local, real ou dólar?

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando for fazer uma viagem é pesquisar bem a moeda local e o valor dela em relação ao dólar e ao próprio real. 

Só assim você conseguirá ver o que valerá mais a pena e o que funciona melhor no país ou no local que você irá visitar, fazendo o câmbio antes de viajar. É importante levar em consideração a economia do lugar e a oscilação da moeda também.

Se você é uma pessoa que viaja muito para o exterior, o ideal é sempre ficar de olho quando as moedas estão em queda, pois, dessa forma, você consegue comprar por um preço muito mais baixo e economizar na sua viagem.

Dinheiro em espécie

Umas das maneiras mais tradicionais de levar dinheiro é utilizá-lo em espécie. Isso funciona da seguinte forma: basta ir em uma casa de câmbio e fazer a compra da moeda que deseja adquirir. 

Mas cuidado: cada lugar pode exigir uma cotação diferente, e existem casas de câmbio paralelo que não são seguras e podem acabar dando dor de cabeça. Por isso, pesquise muito bem antes de fazer a sua compra. 

Uma das vantagens de dinheiro em espécie é que muitos lugares não têm uma boa aceitação de cartões de crédito, e você pode precisar do dinheiro no momento imediato que chegar ao local. 

Outra desvantagem é que, se você for roubado, infelizmente perde tudo o que você trouxe para aproveitar a viagem. Por isso, não é aconselhado levar todo o dinheiro em espécie numa viagem. 

Caso seja necessário levar a maior parte do dinheiro em espécie, procure não sair com toda a quantia na rua o tempo todo, deixando guardado em locais seguros, como no cofre do hotel, por exemplo.

Cartão de crédito internacional

Caso você não queira ficar andando com dinheiro na mão, o cartão de crédito internacional pode facilitar muito a sua vida e ainda acumular pontos, milhas e cashbacks. 

Essa forma é uma das mais práticas, rápidas e seguras para usar o dinheiro em qualquer lugar do mundo, mas também é uma das mais caras! Então, pesquise muito bem antes de sair utilizando essa opção, pois a conta pode vir muito alta. 

Utilizar o cartão de crédito em viagens internacionais vai ser vantajoso apenas se as taxas de juros não forem muito altas e se ele tiver benefícios para esse tipo de compra. 

Conta digital internacional

Surgiram, nos últimos anos, as contas digitais que podem ser abertas pelo celular e, que, além de serem muito práticas, costumam ter taxas bastante atrativas de juros, além da facilidade de adquirir cartões.

Com elas, diversas opções de contas digitais internacionais também surgiram, o que acabou sendo uma forma mais prática, rápida, segura e barata de utilizar seu dinheiro em viagens no exterior.

Muitas, inclusive, não oferecem nenhum custo de abertura ou de manutenção, e o aplicativo costuma ser muito intuitivo e as facilidades para resolver os possíveis problemas são inúmeras. As mais comuns são a Nomad, Wise e C6.