Pular para o conteúdo
Home » Pontos turísticos do Rio de Janeiro: 10 Locais que você precisa conhecer!

Pontos turísticos do Rio de Janeiro: 10 Locais que você precisa conhecer!

Pontos turísticos do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Você já imaginou como seria conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro? Se já pensou nisso, saiba que você tem muitas opções de onde ir e quais locais você precisa visitar. Na sequência, confira algumas opções que separamos para vocês.

Por que conhecer o Rio de Janeiro?

Primeiro, ele é um dos maiores e populosos centros urbanos do mundo. Segundo, ele é uma das cidades mais famosas pelo seu samba, pela música tropical e pelas festas. Terceiro, é um lugar onde você pode experimentar várias tradições culturais diferentes. Quarto, o Rio de Janeiro está repleto de atrativos históricos e culturais que você não vai se arrepender de conhecer.

Quais são os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Sua história, cultura e gastronomia são apreciadas por milhares de pessoas a cada ano. Entre os pontos turísticos mais famosos do Rio, muitos estão no imaginário popular do brasileiro como um local que gostaria de conhecer em algum momento da sua vida.

Por isso, separamos os sete destinos mais populares do estado do Rio de Janeiro. Com certeza, algum deles você irá se apaixonar. Vamos a eles?

Corcovado

O Corcovado é um dos mais famosos e emblemáticos pares de montanhas do Brasil. Este monte possui uma grande diversidade de habitats, que incluem florestas tropicais, picadas de riachos e glaciares. Segundo as estimativas, a altitude do Corcovado varia entre 2.843 metros no Alto da Torre (Pico da Torre) e 5.895 metros na Pedra da Grita (Pico da Grita).

Lá você encontra a grande estrela do Rio: O Cristo Redentor é considerado um dos símbolos do nosso país para o mundo, além disso ele oferece uma linda vista de toda a cidade. Em 2007, a UNESCO colocou a escultura como parte da paisagem do Rio de Janeiro o incluindo como lista de patrimônios da humanidade.

Para que se tenha uma noção da importância do Corcovado para o Rio, anualmente, o Cristo chega a receber um média de 2 milhões de turistas, mas é super compreensível esse número pela beleza da paisagem que é apresentada.

Se você tiver a oportunidade de viajar para o Rio, o Corcovado é parada obrigatória!

Praias do Rio

O Rio de Janeiro possui inúmeras praias para desfrutar, algumas mais conhecidas do que outras. A praia de Copacabana é uma das mais famosas do Rio de Janeiro e é também a mais visitada. Ela possui um mar azul profundo, onde se podem observar os passeios de barcos e as ilhas artificiais.

Na vizinhança, há ainda a praia de Ipanema, famosa pelos pontos de encontro dos turistas da cidade. É uma praia pequena, mas bonita com uma areia fina, que fica rodeada por um grande parque urbano. Outra praia que merece ser mencionada é a da Barra da Tijuca, situada na zona oeste do Rio. É uma praia grande, com areia branca e lisa, que oferece uma vista fantástica sobre a Baía de Guanabara.

Escadaria Selarón

A escadaria Selarón é uma das mais antigas e famosas do Rio de Janeiro. Foi construída no final do século XIX, por meio de uma parceria entre o engenheiro francês Louis Selaron e o próprio dono, o empresário Manuel da Cunha Selaron. A estrutura é composta por 12 escadarias, sendo que as quatro maiores têm 184 metros de comprimento. O objetivo da construção da escadaria foi facilitar a movimentação dos pedestres pelos arredores do Rio de Janeiro.

Atualmente, a escadaria Selarón é usada para a visitação às ruas laterais do centro histórico do Rio de Janeiro. Ela é também um dos pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro.

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar está localizado no bairro da Urca e é outro local que é o cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro. São duas colinas que compõem a paisagem. A primeira e menor é o Morro da Urca e a segunda é o próprio Pão de Açúcar.

Estando localizado em um lugar muito privilegiado, do alto do Pão de Açúcar você pode ver as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo e Leblon. Além das praias, é possível ver a Pedra da Gávea e a Baía de Guanabara. O centro da cidade e o aeroporto Santos Dumont.

Além disso, você pode ver a Ilha do Governador e a Ponte Rio-Niterói, também quase toda a cidade de Niterói.  Um luxo, não acha?

Theatro Municipal

O Theatro Municipal é um dos teatros mais importantes do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1821 pelo Imperador Pedro I e a Imperatriz Carlota. O espaço tem capacidade para 1.903 pessoas e é considerado um dos teatros mais importantes do país. O teatro abriga uma variedade de espetáculos, desde obras clássicas e modernas.

Theatro Municipal tem sido o lar de uma série de importantes produções teatrais brasileiras, incluindo “O Globo de Ouro” (1957), “A Índia em Três Actos” (1963), “O Rei Dromedário” (1972), e “A Dona do Arco-Íris” (1998). O teatro também desempenhou um papel importante no desenvolvimento do balé brasileiro, com apresentações de companhias como o Balé Carioca e o Balé Nacional do Brasil.

Além do movimento histórico e cultural do país que passa por ele, o Theatro Municipal possui uma estrutura para deixar qualquer um impressionado. Com certeza, essa é uma parada obrigatória para conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro

Museu do Amanhã

No mundo contemporâneo, a arte é uma ferramenta essencial para pensar sobre os rumos da sociedade e levar a cabo projetos futuros. O Museu do Amanhã no Rio de Janeiro é um dos espaços que contribuem para descobrir as ideias e o pensamento empolgantes que estão por trás dos grandes projetos de mudança. A instituição apresenta exposições permanentes de artistas plásticos e cineastas, além de oficinas, palestras e mesas redondas para debates.

O Museu do Amanhã tem como objetivo oferecer aos visitantes uma apresentação da arte contemporânea, mostrando os principais movimentos artísticos e as principais questões em discussão. O espaço é também um lugar privilegiado para discutir os desafios que a sociedade enfrenta atualmente.

Maracanã

O estádio Maracanã é um dos estádios mais emblemáticos do mundo. Ele foi construído para os Jogos Olímpicos de 1960 e tem sido usado para vários jogos de futebol desde então. Ele já foi considerado como um dos maiores estádios do mundo, porém depois de reformas para a copa, ele perdeu esses status, porém ele é um estádio realmente grande e é incrível vê-lo de perto.

Se você estiver no Rio de Janeiro, você deve definitivamente conferir o Estádio do Maracanã. É um lugar realmente incrível e vale mesmo a pena ir conhecê-lo. Escolha um dia para assistir um jogo de futebol, será algo único!

Jardim Botânico no Rio de Janeiro

O Jardim Botânico no Rio de Janeiro é um dos mais antigos e famosos jardins públicos do Brasil. Foi fundado em 1º de maio de 1739, pelo Conde de Lemos e está localizado no bairro da Lapa. Ele cobre uma área de 130 acres e contém mais de 10.000 plantas de todo o mundo.

Conhecido por seus jardins, ele contém uma variedade de plantas de todo o mundo, incluindo um jardim japonês, um orquidário e um Jardim Tropical. Possui também uma grande estufa, que abriga alguns dos mais antigos e importantes espécimes de plantas brasileiras. Além disso, ele possui uma biblioteca, que contém uma grande coleção de livros sobre botânica e horticultura.

São por todas essas atrações que o Jardim Botânico se torna um destino turístico popular no Rio de Janeiro.

Lapa

A Lapa do Rio de Janeiro é uma das principais vias de comunicação da cidade. Possui muitos restaurantes, bares e lojas. Ela também é conhecida por suas pontes, que ligam o centro às outras áreas da cidade.

Ela foi construída no século XVI e é uma das ruas mais antigas da cidade. Ali estão localizados os principais monumentos da região, como a Igreja Matriz do Carmo, a Catedral Metropolitana e o Teatro Municipal. A Lapa é uma ótima opção para quem deseja conhecer a história e as características da cidade.

Vale lembrar também que é o bairro onde se encontra a maior concentração de casas noturnas do mundo. O local é conhecido pelos seus pubs, bares, discotecas e boates. Você pode encontrar aqui todo tipo de show, desde as mais tradicionais até as mais contemporâneas.

Pedra do Telégrafo no Rio de Janeiro.

Que tal conhecer um local diferente? A Pedra do Telégrafo é um lugar que vem causando muita repercussão nas redes sociais, pois sempre tem uma pessoa pendurada ou fazendo qualquer tipo de pose na pontinha da rocha. 

Pois bem, essa “Pedra”, localizada no bairro de Barra de Guaratiba, é uma ilusão de ótica, porém ela chama atenção foi o cenário com vista para a Restinga da Marambaia. 

Vale lembrar, para chegar a esta ponte, você deve encarar uma trilha de 30 minutos, mas fique tranquilo, ela é bem sinalizada e você estará sempre acompanhado de um instrutor. 

Como se locomover no Rio de Janeiro?

Há diversos modos de se locomover no Rio de Janeiro, faça o objetivo que se quer alcançar. Entre as principais opções estão os transportes públicos por veículos particulares pela cidade, tem as opções como o aluguel de ônibus , vans e transportes executivos ou através do motorista de aplicativo.

O primeiro passo é escolher o meio de transporte que mais se adequa ao propósito. Por exemplo, para viajar até uma determinada localidade, é conveniente usar um ônibus. Já para visitar várias ruas do centro histórico é melhor optar pelos transportes públicos, já que eles oferecem maior conforto e segurança. 

Os turistas também podem optar por fazer tours guiados pelos locais que podem visitar por visitar. Desta forma, eventos de pontos organizados são uma visão mais completa dos principais turísticos da cidade.

Conheça também os principais pontos turísticos de Nova Lima – MG!

Prontos para conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro?

Se você está interessado em conhecer o Rio de Janeiro, este são apenas algumas dicas de pontos turísticos que são os mais vistos. Nesta cidade, cada espaço tem sua particularidade e beleza.

O bom dessa cidade é que você pode visitá-la diversas vezes, pois toda oportunidade você terá algo novo para curtir com seus amigos ou familiares. 

que você tenha gostado das dicas. Esquecemos de algum local? Deixe seu comentário aqui abaixo!