Pular para o conteúdo
Home » Hambúrgueres artesanais estão em alta

Hambúrgueres artesanais estão em alta

hambúrguer artesanal

Os Hambúrgueres artesanais estão em alta: carne pura e cuidado no preparo marcam o produto. Veja algumas dicas para montar o seu.

Refeições que apresentam diferenciais vêm ganhando popularidade nos últimos anos. Hoje, o consumidor não quer apenas se alimentar — a cada prato, ele deseja uma “experiência gastronômica” diferente. Isso também acontece com hambúrgueres, que se popularizaram por sua rapidez. Se o sabor compensa a espera, o consumidor topa aguardar mais uns minutos.

O hambúrguer tradicional ganhou força e continua crescendo em popularidade. Até redes famosas, como McDonalds e Bob’s, investiram no alimento com mais presença de carne e sabor de algo preparado em casa, com tempo para deixar o alimento no ponto ideal.

A aquisição de bons produtos para hamburguerias ajuda a manter a qualidade do hambúrguer, que precisa mostrar diferenciais para se destacar dos encontrados no mercado. Conheça um pouco mais do hambúrguer artesanal.

O que é hambúrguer artesanal?

É o hambúrguer feito manualmente, que foge da tradicional cadeia de produção de um alimento ultraprocessado. Cada lanchonete e restaurante têm sua receita, mas o mais marcante é a quantidade de produtos — por não ser industrializado, costuma ser maior e feito apenas com carne e temperos.

Embora seja um alimento feito de maneira artesanal, isso não significa, necessariamente, que ele seja caseiro. O hambúrguer, muitas vezes, é preparado por profissionais com anos de experiência no ramo alimentício. Por isso, tem um sabor diferenciado, que conta com um blend de carnes especiais e uma mistura única de temperos.

Todo hambúrguer feito em casa é artesanal, mas um hambúrguer feito em um estabelecimento comercial precisa ter mais qualidade e oferecer diferenciais.

Artesanal x gourmet

Muitas vezes, o cliente vê “hambúrguer gourmet” no cardápio e pensa se tratar do artesanal. Embora seja comum, isso não é necessariamente verdade. 

O hambúrguer gourmet é aquele preparado pela alta gastronomia, com uma seleção de ingredientes especiais e atenção extrema à qualidade. Além disso, há uma certa preferência por valorizar os pequenos produtores, principalmente se seus ingredientes forem mais naturais e com menos uso de agrotóxicos. Por isso, nem todo hambúrguer artesanal será gourmet, e vice-versa. 

Escolha da carne

Geralmente, um hambúrguer que diz ser de picanha, ou outro corte de primeira, conta, na verdade, com um blend (mistura) de carnes. Isso porque, no viés econômico, fica inviável moer apenas uma carne de custo elevado. No fim das contas, o alimento ficaria com um preço altíssimo para o consumidor.

Além de econômica, a mistura traz ao hambúrguer um sabor único, pois cada corte oferece textura e até quantidade de sangue (algumas áreas do corpo do boi são mais irrigadas) diferentes. Portanto, são escolhidos pelo menos dois tipos de carne para criar o sabor do alimento — um de carne magra e outro de carne gorda.

Partes do boi

Para a escolha das carnes, um bom auxílio é dividir o boi em duas partes: a dianteira e a traseira. Enquanto a traseira é mais macia e ideal para churrasco, a dianteira é mais dura. Como o hambúrguer é feito com carne moída, o chef pode pegar uma da parte dianteira (acém, pescoço, peito) e misturar com uma traseira (alcatra, maminha, picanha, contrafilé).

Como fazer um hambúrguer artesanal?

Confira algumas dicas para manter a carne com a qualidade de um restaurante cinco estrelas:

  • não retire toda a gordura: o cliente precisa notar que a carne é a protagonista do hambúrguer, e a gordura é importante para dar liga e sabor;
  • a quantidade recomendada de gordura em um hambúrguer artesanal é de 15% do peso da carne, mas o chef pode deixar até 20%. Na hora de assar o corte, a gordura vai derreter e garantir a suculência do hambúrguer;
  • pressione levemente o hambúrguer para evitar uma dilatação;
  • frite o hambúrguer por, no máximo, 10 minutos. Esse é o tempo suficiente para que a carne não fique crua nem passada demais;
  • o chef pode ou não adicionar diferentes temperos, mas é essencial o uso de sal e pimenta-do-reino;
  • outro diferencial marcante do hambúrguer artesanal é o tamanho. Faça unidades entre 160g e 250g;
  • os bifes maiores ficam mais gostosos quando preparados na grelha, já os mais finos podem ser preparados na chapa ou frigideira.

Conheça alguns pratos deliciosos da Gastronomia turca!

Sair da versão mobile