Pular para o conteúdo
Home » Gastronomia turca: pratos típicos que você precisa experimentar!

Gastronomia turca: pratos típicos que você precisa experimentar!

Kebab - Gastronomia turca

A Gastronomia turca é rica em receitas muito deliciosas. Selecionamos alguns pratos típicos que você precisa experimentar!

Comer é mais do que apenas uma necessidade básica, é algo que nos deixa felizes, que dá prazer em fazer! E por mais que todo mundo goste de comer suas comidas preferidas, experimentar coisas novas também é sempre bom, não é mesmo?

Então, o que você acha de conhecer um pouco mais sobre algumas comidas da gastronomia turca? Todo mundo sempre fala das iguarias francesas, italianas ou alemãs, mas esquecem que a Turquia é um país que contém pratos culinários realmente deliciosos e que merecem ser apreciados ao menos uma vez na vida.

Se você quer conhecer alguns deles, continue lendo este artigo e confira alguns dos principais pratos turcos que você precisa experimentar pelo menos uma vez na vida.

9 pratos turcos para provar e se deliciar!

Agora, chegou o momento mais esperado deste artigo. Conheça alguns dos principais pratos turcos que existem e veja como a culinária turca é mais maravilhosa do que você, talvez, tenha imaginado!

Kebab – importante prato da gastronomia turca

Você com certeza já deve ter ouvido falar de Kebab, mas talvez não saiba que ele é um prato tipicamente turco, e que a palavra Kebab significa “grelhados a carvão”. Este é um dos pratos turcos mais famosos de todos, e vale a pena provar. 

Trata-se de um pão turco, recheado com carne grelhada cortada em cubos. Essa carne pode ser de carneiro, cordeiro, boi ou até mesmo de frango. Para completar o recheio, geralmente se usa legumes, molhos, couscous e arroz.

Simit

O Simit é um lanche turco muito comum, e pode ser encontrado em barraquinhas de comida de rua muito facilmente. Trata-se de uma espécie de pão em formato de argola que teve sua origem no século XVI e que, hoje em dia, é muito consumido como um lanche rápido ou como sobremesa acompanhado de iogurte, queijo ou algum doce.

Pide

O pide é popularmente conhecido como pizza turca e trata-se de um pão assado em formato achatado, coberto com queijo, legumes ou algum tipo de carne como carne de cordeiro ou salsicha turca. Em alguns casos, o Pide é servido com um ovo que é quebrado sobre o prato na hora de servir. 

Baklava

A Baklava é um doce turco que é quase uma obra prima! Trata-se de um docinho feito com uma massa folhada muito fininha, crocante, coberta e recheada com pistaches e também por uma deliciosa calda com um mel de consistência leitosa. Essa sobremesa turca foi a que deu origem a uma outra sobremesa muito conhecida na Europa, o Strudel.

Manti

O manti é uma massa deliciosa, que ao mesmo tempo se parece, também se difere do famoso ravioli italiano. O manti é uma massinha bem leve recheada de carne e coberta com uma espécie de molho feito a base de iogurte, manteiga e ervas frescas.

Tulumba

A Tulumba é um docinho turco pouco conhecido, mas que é muito delicioso e se parece muito com o churros que temos aqui no Brasil, no que diz respeito ao formato, pois o sabor é bem diferente. 

A Tulumba é feita com uma massa de farinha não levedada, cortada em tiras ou em bolinhas, as quais são fritas e depois cobertas completamente por uma xarope turco bem doce.

Lokum

O lokum é um dos doces mais conhecidos da Turquia e, aqui no Brasil, costumamos chamar este docinho de manjar turco. A manjar turco receita é muito simples de ser feita, e por isso é um dos doces turcos mais populares aqui em nosso país.

Trata-se de pequenos cubinhos de gelatina, bem adocicados, com uma textura única e que podem ter os mais variados sabores. É sempre polvilhado de açúcar e tem um aroma único proveniente da água das rosas de damasco, um tipo de rosa muito comum na Turquia.

Muhallebi

O Muhallebi é um tipo de pudim bem diferente do que costumamos comer aqui no Brasil, pois é feito apenas com leite, farinha, manteiga, açúcar e baunilha, geralmente utilizando a fava.

Costuma ser feito e servido em porções únicas dentro de taças e pode ser coberto com nozes, pistache, morangos, amoras brancas, mel, canela, avelãs ou com chocolate.

Sorvete turco

O sorvete pode até não ser uma sobremesa que surgiu diretamente na Turquia, mas acredite, não existe um sorvete como o sorvete turco! O sabor dessa sobremesa incrível é a primeira grande diferença, pois tem um toque esfumaçado único por conta do mástique utilizado na hora de preparar a massa do sorvete. 

Além disso, por conta do mástique, a textura também é bem diferente do sorvete e dos gelatos que conhecemos, pois é muito mais mastigável. Outra coisa que garante a textura diferenciada para o sorvete turco, é o salepo, uma farinha utilizada no preparo que vem dos tubérculos de orquídeas que só são encontradas no sudeste turco montanhoso. 

Confira também 7 comidas típicas da Bolívia!

O que achou desses pratos deliciosos da gastronomia turca?

Sair da versão mobile