Pular para o conteúdo
Home » 5 dicas para sair da sua zona de conforto e viajar com segurança

5 dicas para sair da sua zona de conforto e viajar com segurança

5 dicas para sair da sua zona de conforto e viajar com segurança

Sozinho ou com amigos, viajar de formas não convencionais pode reservar boas surpresas

Sem dúvidas, viajar é uma das coisas mais gostosas que existe, em qualquer época do ano, com ou sem a companhia de outras pessoas. Apostar em um seguro viagem é uma forma de ter mais conforto e segurança ao viajar, especialmente se você quer sair da caixinha e experimentar novos destinos.

Neste artigo, vamos te contar 5 dicas para sair da zona de conforto ao viajar, focando em conhecer novos lugares e pessoas, de forma segura. Acompanhe a seguir e planeje seu próximo destino sem medo de ser feliz.

1. Reserve estadias bem avaliadas

Hoje em dia, é possível encontrar hospedagens de diversos tipos, localidades e faixas de preço. Sites e aplicativos de hospedagem compartilhada fazem sucesso não só pelas opções acessíveis aos montes, mas pela segurança oferecida e pelo suporte quando necessário.

Se você quer alugar uma casa de bairro, ou ainda um quarto na casa de alguém em vez de um hotel, a dica é ficar atento às avaliações. Esses serviços possuem políticas de conduta específicas, e os próprios usuários avaliam o local, o host e os demais aspectos da experiência durante a hospedagem.

Claro que uma única avaliação negativa não vai determinar que o local não vale a pena, mas pode te dar mais insights para escolher melhor.

2. Veja os arredores em mapas online

Quando viajam, muitas pessoas acabam optando por ficar em regiões centrais e mais movimentadas, o que faz sentido se pensarmos em segurança e tipos de turismo. Porém, alguns dos melhores locais nem sempre estão centralizados. Por isso, saber o que você terá de oferta nos arredores é essencial.

Verifique opções de restaurantes, pronto atendimento médico, postos policiais, malha de transporte urbano, vias de acesso facilitado e infraestrutura. Hoje em dia é possível ”ir até o lugar” com recursos como o Google Street View, que ajuda a avaliar se aquele local é adequado para o que você procura.

3. Faça um seguro viagem

Viajando sozinho ou não, optar por um seguro viagem é uma das melhores formas de ficar tranquilo para sair da zona de conforto. A cobertura pode ser acionada em caso de perda de bagagem, acidentes na estrada, reembolso em caso de cancelamento e desistência, entre outros. 

O seguro viagem é uma segurança a mais, especialmente se você vai viajar para muito longe pela primeira vez. Exemplo: uma pessoa que vai sair de São Paulo para Manaus ou de Goiás para Berlim.

4. Permita-se improvisar

Fazer um planejamento antes de qualquer viagem é essencial para evitar maiores imprevistos e dores de cabeça. Porém, uma das coisas mais legais de viajar é poder entrar em contato com novas experiências, que você não teria necessariamente na sua rotina comum.

Que tal escolher uma hospedagem local ao invés de um hotel tradicional? Fazer um passeio de trilha ao invés de conhecer um parque aquático? Tente escolher roteiros que você não faria normalmente, mas optando por agências de viagem autorizadas e locais com segurança apropriada.

5. Tenha um orçamento reserva

Sair da zona de conforto não necessariamente significa ser irresponsável. Depois de planejar seu orçamento, comprar passagens e reservar locais, lembre-se de ter uma quantia para emergências. Pode ser uma porcentagem do valor investido na viagem ou um cartão de crédito com limite liberado.

Para viajar com segurança também é importante ter recurso disponível. Dessa forma, caso seja necessário comprar um novo celular; pagar por serviços onde não há sinal de máquina de cartão; ou até mesmo se deslocar entre um local e outro, caso seu carro sofra alguma falha técnica.

Sair da versão mobile