Pular para o conteúdo
Home » Como montar um guia de viagem: 6 dicas para ajudar no planejamento

Como montar um guia de viagem: 6 dicas para ajudar no planejamento

Como montar um guia de viagem: 6 dicas para ajudar no planejamento

Quer saber como montar um guia de viagem mas não sabe por onde começar? Colocar o planejamento do seu passeio no papel é essencial para reduzir as chances de ocorrerem contratempos. Afinal, esse deve ser um momento de tranquilidade, certo?

Sendo assim, é preciso se organizar com antecedência, para que tudo saia conforme programado. Seja para contratar o aluguel de carros, definir o orçamento, ou mesmo separar a documentação, fazer uma lista de tudo que é necessário faz toda a diferença.

Pensando nisso, preparamos esse guia com as principais dicas para elaborar um guia de viagem. Anote ou dê um print em todas as informações que daremos a seguir, e aproveite da melhor forma o seu passeio. Boa leitura!

Porque é importante saber como montar um guia de viagem?

É importante saber como montar um guia de viagem porque isso proporciona organização, evita certos tipos de contratempos, e ainda garante mais segurança para o seu passeio. Dessa forma, a possibilidade de tudo sair de acordo com o planejado é muito maior.

Imagine a seguinte cena: você deixa para a última hora a reserva da hospedagem porque simplesmente esqueceu de conferir os hotéis disponíveis no destino. Com isso, você acaba tendo que se hospedar em hotéis mais caros do Brasil, por exemplo.

Sendo assim, além de pagar mais caro, você ainda corre o risco de ficar comprometer o seu orçamento.

Dessa forma, é possível garantir mais tempo para checar detalhes importantes. Ou seja, pontos como a logística do passeio, a documentação necessária para entrar no destino escolhido, e ainda a elaboração de um orçamento para todo o período.

Devido a esse fato, é essencial elaborar um roteiro de viagem. Contudo, para que nada fique de fora, o ideal é fazer isso com antecedência. Mas o que não pode faltar em um guia de viagem? Vamos mostrar a seguir. 

Como montar um guia de viagem: o que não pode faltar? 

Primeiramente, o que não pode faltar quando o assunto é montar um guia de viagem é pesquisa. Isso mesmo! Isso porque é a partir daí que você poderá decidir sobre o que colocar no seu roteiro. 

Pensando nisso, vamos mostrar quais informações você deve procurar. Veja:

  • Destino: pesquise quais os melhores locais para visitar de acordo com a data da sua viagem e, é claro, com o seu objetivo;
  • Atrações: feito isso, veja o que o local oferece, como passeios, pontos turísticos, parques, entre outras opções nesse sentido;
  • Lugar para ficar: confira as opções de hospedagem, considerando a quantidade de pessoas que farão a viagem e, é claro, as suas particularidades. Resorts, por exemplo, são ideais para crianças;
  • Tempo de viagem: avalie qual o tempo necessário para conhecer, de fato, tudo o que esse destino oferece. Essa informação é essencial para planejar o período total da viagem;
  • Meio de transporte: é importante verificar qual a melhor maneira de chegar até lá e como se locomover no local. Vale lembrar que há locadoras de carros situadas nos principais aeroportos do país.

Para conseguir fazer essa pesquisa de forma completa e incluir no guia de viagem, basta acessar blogs, aplicativos e sites especializados em viagens. Além disso, veja as páginas oficiais da cidade, que também disponibilizam dados importantes sobre o local. 

7 dicas para montar um guia de viagem

Agora que você já sabe o que não pode faltar no planejamento e qual a importância dele, está na hora de saber como montar um guia de viagem. Contudo, para que você não esqueça nenhum detalhe, vamos mostrar, de forma detalhada, como se organizar. 

Por isso, siga esse passo a passo com 7 dicas para criar um guia de viagem. Fazendo isso, a sua experiência no destino escolhido será inesquecível. Confira: 

1 – Definir o objetivo do passeio para montar um guia de viagem

Esse é o ponto de partida para você que deseja saber como montar um guia de viagem. Isso porque, o objetivo do passeio irá interferir em todos os detalhes do passeio. Por exemplo, se a finalidade for curtir uma praia, é necessário pensar na melhor data para aproveitar da melhor forma.

Sendo assim, ao definir o objetivo da viagem, é possível estabelecer um orçamento, o tempo de permanência, documentação e, é claro, as atividades para fazer e pontos para visitar durante o passeio.  

2 – Escolha a melhor época para viajar 

Escolher a época ideal para o seu passeio também faz parte de um bom guia de viagem. Sendo assim, confira qual será o clima do local durante o período proposto para viagem, já que ele pode ser bem diferente de onde você mora, conforme o destino escolhido.

O inverno em Minas, por exemplo, é bastante rigoroso. Já no Nordeste, o clima está mais quente na mesma época. De toda forma, é preciso pensar nessa questão porque ela também irá influenciar nos itens da bagagem e até mesmo no valor da viagem. 

3 – Como montar um guia de viagem: estabeleça o orçamento e tempo disponível

O seu guia de viagem deve conter o orçamento e o tempo necessário para passar no destino. Dessa forma, é possível economizar e curtir as férias sem pressa. Nesse sentido, considere os gastos com hospedagem, alimentação, locomoção, passeios e compras. 

Além disso, é importante incluir um valor para imprevistos. Para ajudar, defina um valor para ser gasto por dia, pensando em todas as pessoas que estarão na viagem. 

4 – Anote os documentos necessários para levar na viagem

Já diziam nossos pais “você não pode andar por aí sem documento”. Quando se trata de viajar, a documentação é um item essencial. Principalmente você precisar passar por aeroportos nacionais ou internacionais

Sendo assim, anote todos os documentos necessários para levar na viagem. De Carteira de Identidade, a cartão de vacina. Caso tenha feito um seguro viagem, não se esqueça de levar o contrato. De toda forma, leve um documento original, e uma cópia de todos eles. 

5 – Estabeleça a forma de locomoção

Saber de que forma será feito o passeio é um ponto importante do guia de viagem e que deve ser definido com antecedência. Sendo assim, após escolher o destino, veja qual a melhor maneira de explorá-lo

Considere as características das pessoas que estarão na viagem. No caso de crianças e idosos, o ideal é um carro para se deslocar entre o local de hospedagem e os passeios pelo destino. 

6 – Como montar um guia de viagem: escolha a hospedagem e locais para visitar

Com todos os itens acima definidos, basta pesquisar pelos locais de hospedagem e pontos para visitar. Para isso, basta fazer uma busca pela reputação do local na internet, por meio de avaliações e comentários.

O local para ficar pode variar conforme o orçamento, objetivo e número de pessoas que farão parte da viagem. Além disso, a definição do local que você deseja conhecer, deve considerar o tempo estabelecido para o passeio.

Sendo assim, ilustrados no seu guia de viagens turísticas importantes, onde experimentaram experiências gastronômicas e locais que irão proporcionar incríveis. 

Confira também alguns dos principais pontos turísticos de Salvador Bahia!

Conclusão 

Como visto, crie uma guia de viagem que irá proporcionar tranquilidade, segurança e economia durante o seu passeio. Além de organizar, essa atividade é ainda mais atraente e encanto para os dias de descanso.

Sair da versão mobile