Pular para o conteúdo
Home » COMO APROVEITAR O CARNAVAL SEM SAIR DO ORÇAMENTO

COMO APROVEITAR O CARNAVAL SEM SAIR DO ORÇAMENTO

COMO APROVEITAR O CARNAVAL SEM SAIR DO ORÇAMENTO

O tempo voa e prova disso é que o Carnaval já está perto.  Para muitos é uma boa época para viajar, outros gostam de curtir os eventos da cidade e outros, ainda, aproveitam para descansar. E você, o que pensa em fazer? Já fez as contas e o dinheiro está curto? Então vamos encontrar maneiras para você se divertir de forma econômica, sem sair do seu orçamento. Dá para cada um achar seu jeito de brincar pra valer nesse Carnaval.

Vamos às dicas! 

Se for viajar:

1. Defina quanto você está disposto a gastar no Carnaval: leve em consideração as entradas e as despesas que já fazem parte dessa estimativa, sem esquecer das despesas já assumidas no orçamento do cartão de crédito. Para aproveitar a viagem, é importante que você analise suas finanças e utilize apenas o necessário para que não fique endividado ou com o orçamento apertado após o término da folia. Não é preciso fazer dívidas para se divertir, isso só atrapalha seus planos futuros. 

2. Planeje sua viagem com antecedência: se for viajar, busque pesquisar com antecedência os melhores pacotes e condições de pagamento. Caso seu orçamento esteja comprometido, uma boa opção é se divertir fazendo bate-e-volta em cidades próximas à sua, de pequenas distâncias.

3. Hospedagem compartilhada é sempre mais barato: sempre que se pensa em sair de casa, um dos maiores custos é com a hospedagem. Em datas festivas a exploração é maior ainda. Existem destinos altamente disputados, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, que estarão lotados de gente atrás da folia. Para baratear o custo, procure viajar com amigos e divida os gastos de uma boa acomodação com o grupo. E não deixe de pesquisar!!  Hoje, com tantas plataformas de hospedagem, é bem simples achar boas acomodações com preços justos. Quanto mais pessoas resolverem ir junto com você, maior será a economia para o seu bolso.

4. Transporte compartilhado tem custo menor: aqui segue o mesmo critério da hospedagem. Dividir despesas com gasolina, pedágio e aluguel de carro sai bem mais barato para todo grupo. Mas fique atento: o item segurança também é importante! Veja as condições do carro antes de viajar, para que o barato não saia caro, uma boa ideia é investir no seguro auto e aproveitar seus inúmeros benefícios. E lembre-se: quem bebe, não dirige.

5. Converse com pessoas locais e peça dicas: ao chegar na sua hospedagem, procure conhecer gente da cidade e peça as melhores dicas para se divertir sem gastar tanto. Ninguém saberia dar dicas melhores sobre pontos da folia, bons estabelecimentos para fazer compras ou comer mais barato do que os moradores do local. Nem sempre as festas ou os pontos turísticos mais conhecidos são os mais interessantes. Esta é uma dica para você levar para a vida!

6. Procure pelas atrações gratuitas: existe muita festa de rua, aberta ao público, e que traz muita diversão. É um erro dos foliões acharem que é preciso gastar muito dinheiro com shows e blocos indoor.  Os carnavais de rua têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. As prefeituras têm investido pesado nesse tipo de festa para recuperar o turismo. Verifique quais as programações do destino que você escolheu. Programe-se!  

Confira também: 7 festivais de música no Brasil para curtir em 2023

Se preferir descansar e curtir em casa:

1. Selecione bons filmes e leia livros: separe aquela lista de filmes e livros que você nunca consegue ver / ler ou coloque suas séries em dia! Um sofá confortável e uma boa pipoca são ótimas companhias. Aproveite esse tempo e viaje entre as histórias e páginas do seu livro!

2. Tente receitas novas: essa dica serve até mesmo para quem não gosta de cozinhar! Se você não está a fim de muita folia no Carnaval, tire uma tarde para experimentar receitas novas na cozinha! Arrisque-se e faça um delicioso jantar para sua família ou amigos! Você pode encontrar uma variedade de receitas incríveis pela internet.

3. Encontre amigos: aproveite para encontrar amigos que você não vê há muito tempo! Reúna todos eles em um jantarzinho em casa ou marque uma saída com eles. Não existe coisa melhor do que passar o carnaval com os amigos!

4. Conheça lugares do seu bairro e da sua cidade: tire esse tempo livre para conhecer melhor sua vizinhança e a sua cidade! Talvez você possa aproveitar algum bloquinho gratuito e se divertir sem gastar nada no seu próprio bairro. Algumas cidades tem bloquinhos, festas e até desfiles, por isso vale a pesquisa no instagram de sua prefeitura. Mas lembre-se sempre de aproveitar com segurança, as ruas ficam cheias nessa época do ano, por isso pode ser interessante investir em um seguro celular, assim você garante sua diversão e ainda não tem dor de cabeça. 

5. Tenha o Dia do Nada: se só de pensar no feriado você já se cansou, tudo bem! Descansar também faz parte. Aproveite para realmente não fazer nada, deixe os pensamentos de lado e não se preocupe com tudo que tem para fazer quando o feriado acabar. Aproveite e coloque o sono em dia!

É possível se divertir sem extrapolar o seu orçamento. Escolha a dica que mais combina com você e junte um ótimo carnaval a muita economia. Divirta-se!

Sair da versão mobile