Pular para o conteúdo
Home » Cicloturismo: viagens de bike para conhecer novos lugares

Cicloturismo: viagens de bike para conhecer novos lugares

Cicloturismo: viagens de bike

Viagens de bike: confira 4 ideias de rotas nacionais e dicas de quem é experiente para não passar perrengue na estrada!

Pedalar é, além de prazeroso e saudável, também uma forma econômica e sustentável de se locomover de um lugar para outro. Existe até uma modalidade de turismo dedicada a quem utiliza a bicicleta para viajar por aí: o cicloturismo.

Os cicloturistas são as pessoas que viajam de bicicleta. Há rotas de pouca distância, entre uma cidade e outra, mas também percursos com centenas de quilômetros, no Brasil e no exterior. Por aqui, o incentivo à ciclomobilidade ainda é uma prática nova, mas a prática tem ganhado mais adeptos a cada ano.

Em geral, a pressa não tem lugar entre esses viajantes. Isso porque uma das premissas do cicloturismo é aproveitar o caminho. Por isso, a performance não é um dos objetivos. De toda forma, é necessário ter um bom preparo físico e o costume de pedalar, especialmente se a rota escolhida for longa.

Alguns cicloturistas gostam de viajar sozinhos, levando tudo o que precisam em mochilas e alforges, malas próprias para as bikes. O número de casais ou pequenos grupos de amigos que decidem fazer esse tipo de viagem também é crescente.

Outra possibilidade é viajar em espécies de excursões, organizadas por grupos de ciclistas ou empresas especializadas, que não só planejam todo o roteiro, como podem enviar um carro para dar apoio e carregar as malas. Essa opção é mais segura, especialmente para quem nunca fez uma viagem assim antes. 

4 ideias de rotas

Se você está começando agora a viajar de bike, é interessante procurar por rotas já frequentadas por outros ciclistas. Isso costuma significar que a estrada é boa e que você vai encontrar paradas pelo caminho. Fizemos uma lista com os 4 roteiros mais interessantes do país.

Cunha a Paraty (São Paulo e Rio de Janeiro)

Um dos roteiros mais populares entre os ciclistas do Sudeste é a estrada que liga Cunha, em São Paulo, a Paraty, no Rio de Janeiro. São 46 quilômetros de paisagens com mata nativa, cachoeiras e vista para o mar no trecho final. Dá para fazer em um dia, mas tem muitas curvas e descidas pesadas. Por isso, teste os freios antes.

Caminho dos Diamantes (Minas Gerais)

Esse caminho, que liga as cidades históricas de Ouro Preto e Diamantina, em Minas Gerais, também faz parte da Estrada Real. São quase 400 quilômetros, passando por serras, cachoeiras, vales, sítios arqueológicos e pequenas cidades mineiras.

Fortaleza-Jericoacoara (Ceará)

Em uma rota de cerca de 300 quilômetros pelo litoral cearense, essa é uma dica para quem gosta de pedalar pela areia da praia, que exige também conhecimentos sobre a maré. Você vai passar por vilarejos e paisagens com cajueiros, dunas e coqueiros. Na ida, o vento ajuda. Já o trajeto de volta não é muito recomendado para viagens de bike.

Circuito das Araucárias (Santa Catarina)

Esse é um circuito que pode ser feito em 4 ou 5 dias, passando por quatro cidades de Santa Catarina — Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. São 450 quilômetros com vales, cachoeiras, rios, montanhas e araucárias pelo caminho.

Confira também: Hambúrgueres artesanais estão em alta

Dicas para evitar contratempos nas viagens de bike

Uma viagem de bicicleta exige planejamento. Portanto, é sempre bom conferir as dicas de viajantes experientes para não passar perrengue na estrada. Fizemos uma lista com algumas das mais importantes.

  • Viaje com uma bicicleta confortável e em bom estado. Sempre faça um check up no veículo antes da viagem.
  • Tenha um kit de ferramentas para viagens de bike, para fazer reparos simples na bicicleta.
  • Verifique as condições da estrada e a previsão do tempo.
  • Pense em um roteiro adequado para o seu preparo físico e nível de experiência com a bike.
  • Nunca pedale na contramão.
  • Use acessórios que sinalizem a sua movimentação e equipamentos de segurança básica, como capacetes, luvas e óculos.
  • Reforce a proteção solar e use calças e blusas de manga comprida, que são uma segurança a mais em caso de queda.
  • Leve água e alguns lanches para o caminho. Pesquise antes onde é possível fazer paradas para as principais refeições;
  • Pesquise se há pousadas ou campings para passar as noites. É bom ter, antes, um roteiro com algumas opções, para poder alterar, dependendo do rendimento de cada dia.
  • Se estiver cansado, pare. Os seus reflexos ficam alterados, especialmente se você estiver com sono, o que prejudica a sua segurança.
  • Evite viajar sozinho, especialmente se a distância for longa. Se não gosta de grupos, vá, pelo menos, em dupla.
Sair da versão mobile