Já pensou em viajar durante o horário de trabalho? Com o bleisure, nova modalidade de viagem, é possível. Saiba como!
Imagine estar no trabalho e, ao mesmo tempo, poder viajar para curtir a cultura, a gastronomia, os pontos turísticos e todos os detalhes de um local completamente novo? É o que o bleisure permite aos profissionais da atualidade.
Bleisure é uma modalidade de negócios criada para trazer benefícios a todos os stakeholders das empresas: gestores, clientes e, principalmente, colaboradores!
Para entender mais como funciona essa modalidade que une trabalho e viagem — e como ela é benéfica para todos —, leia nosso artigo!
O que é Bleisure?
Bleisure Travel consiste em um tipo de viagem corporativa. Sendo assim, o funcionário precisa cumprir com os seus compromissos profissionais ao longo da viagem. No entanto, ele pode aproveitar o período para conhecer o local e ter o seu próprio lazer.
O próprio colaborador é quem tem a autonomia de definir o seu momento de lazer: durante o expediente, antes e depois. Mas, naturalmente, é preciso estar ciente das obrigações profissionais, de modo que o lazer não as atrapalhe.
Com a viagem na modalidade bleisure, profissionais podem conferir a culinária local em bons restaurantes, fazer compras de itens locais, visitar pontos turísticos que são referência na região, e muito mais.
Como funciona o Bleisure?
O bleisure funciona de uma maneira muito prática: basicamente, é a união de uma viagem de negócios com opções de lazer, o que torna o processo mais interessante ao colaborador.
De fato, nem toda viagem de negócios precisa ser massante: é possível aproveitar que se está em um local novo e conhecer uma nova cultura e pontos turísticos.
Nesse sentido, os gastos adicionais durante a viagem são despesas do profissional, uma vez que não estão incluídos nas atividades da empresa.
Claro que as despesas básicas necessárias ao trabalho, como hospedagem e refeições, são arcadas pela empresa. No entanto, se o profissional quiser ficar por mais um tempo no local, por exemplo, ele deve arcar com essa diferença de valor.
Cuidados no Bleisure
É importante tomar alguns cuidados na hora de fazer o bleisure travel, como saber qual é a política de viagens que a empresa adota, evitando, assim, problemas durante a viagem.
Por exemplo: o que a empresa reembolsará, em quais horários é preciso estar disponível para as atividades profissionais da companhia, entre diversos outros fatores.
Tendo isso bem claro, é possível aproveitar ao máximo sem precisar ter dores de cabeça depois que o período da viagem acabar.
Por fim, caso o profissional seja autônomo, é preciso ficar de olho nos gastos: o ideal é conciliar a atividade de lazer com o tamanho do bolso, evitando problemas financeiros no futuro.
Quais as vantagens do Bleisure?
Existem, de fato, muitas vantagens para os praticantes da viagem no estilo bleisure. Em primeiro lugar, o colaborador se sente menos estressado na viagem de negócios e passa a aproveitar enquanto está em um local novo.
Isso faz com que ele se sinta mais satisfeito com a sua ocupação profissional e consiga entregar uma melhor performance.
Além disso, o momento de viagem pode ser uma grande oportunidade para networking, de maneira que o profissional consiga novos contatos profissionais que beneficiem sua carreira no longo prazo.
Tudo isso gera resultados melhores para a sua empresa. Ou seja: a empresa pode ter benefícios nos seus resultados, o que pode até mesmo aumentar a sua rentabilidade conforme o tempo passa.
Por outro lado, os clientes também serão atendidos por um profissional mais satisfeito, o que tende a gerar uma melhor satisfação por parte de quem compra os produtos ou serviços da empresa.