Pular para o conteúdo
Home » Arquitetura italiana: 4 características marcantes

Arquitetura italiana: 4 características marcantes

Arquitetura italiana: 4 características marcantes

Conheça os detalhes autênticos e clássicos nas construções da Itália!

A Itália chama a atenção de muitos turistas devido sua cultura, paisagens e, inclusive, sua arquitetura. Marcadas com arcos, colunas, tons harmoniosos e outros aspectos interessantes, as obras arquitetônicas impressionam.

A arquitetura italiana influenciou diversos países europeus, ou seja, seus estilos em construções também foram, e ainda são, moda. Inspirando arquitetos, pintores e outros artistas, o país se popularizou em meio à arte.

Através do movimento renascentista (século XVI a XVIII), os italianos revolucionaram a forma de criar uma obra, dando autonomia para algo de estilo próprio. Esse importante movimento na Itália partia de novas ideias, deuses e forças criadoras. A presença da criatividade marcou o período. 

O país recebe centenas de visitantes cotidianamente e, muitos deles, por meio da Hellotickets. Entre todas as características criativas da arquitetura italiana, algumas merecem mais atenção. Confira!

Estilo Clássico

Os gregos e romanos causaram uma influência forte para o estilo clássico na arquitetura. Somando o conhecimento dos gregos, etruscos e povos muçulmanos, os artistas criaram a sua própria identidade, como o arquiteto Andrea Palladio. 

Popularizando-se, assim, na Roma Antiga por construções, como anfiteatros, basílicas, arcos, espaços comemorativos e domos. 

As colunas, abóbodas e o pé direito duplo (quando o teto tem o dobro da altura comum) se destacaram, representando o estilo clássico, que se iniciou no século XIII. 

Os templos dos deuses (Zeus e Atenas, entre outros) são a principal referência para as obras clássicas italianas. 

Simplicidade

Para os italianos, há beleza na simplicidade! As casas, com seu estilo rústico, são o ponto forte do seu design. Em sua era medieval, muitos cidadãos no país não tinham condições de comprar uma mobília mais refinada, optando, assim, pela madeira. 

A praticidade desse tipo de material fornece um ambiente mais natural e, além disso, valoriza as cores e tecidos ao redor do cômodo. 

Arcos

Os arcos eram criados para celebrar a vitória das guerras. Outras celebrações (como o velório de Napoleão Bonaparte) também aconteceram no local, mas a alegria da conquista sob os inimigos foi o motivo inspirador. 

É possível encontrar diversos arcos ainda nos dias atuais, facilitando o acesso da casa, principalmente para a locomoção de objetos e mobiliários. 

Estes “arcos do triunfo” (como eram chamados) possuem artes esculpidas em baixo-relevo das guerras combatidas. Ainda existem 5 deles em Roma, um para a vitória de cada rei. Estas obras inspiraram os arcos do triunfo de Paris, cidade que tem os arcos mais famosos do mundo. A Hellotickets, plataforma de viagens, possibilita viagens para a cidade-luz.

Descubra também: 5 dicas para você viajar com segurança.

Estilo toscano

Originada da Idade Média, a arquitetura toscana é reconhecida por suas pedras no design e construções horizontais. Paredes grossas, estética rústica e tons terrosos são algumas das características que mais marcam esse estilo. 

O conceito de casa aconchegante e rural, inspirada no estilo de vida de Toscana, é adorado e reproduzido por todo o mundo. O conforto é o objetivo final deste tipo de obra. Trazendo, com isso, um ambiente agradável e delicado.

Estes foram os pontos que mais atraíram novos viajantes para conhecer a arquitetura da Itália. Famílias, grupos de amigos e intercambistas têm a oportunidade de conhecer este país, e outros, com a Hellotickets.

Sair da versão mobile