Pular para o conteúdo
Home » 7 dicas para viajar melhor

7 dicas para viajar melhor

dicas para viajar melhor

Confira 7 dicas para viajar melhor. As sugestões vão desde economizar até diminuir a bagagem despachada e não perder o acesso à internet

Viajar está entre as tarefas preferidas das pessoas quando estão de férias ou em um feriado — pelo menos entre 94% dos brasileiros interessados em viagens, segundo um estudo apresentado em 2019 no Fórum Panrotas.

Ainda assim, esse sonho não envolve apenas fazer as malas, muito pelo contrário, exige planejamento e economia, ainda mais nas passagens. Assim, surgem questionamentos de como acumular milhas ou onde encontrar as melhores ofertas de hotéis.

De qualquer maneira, essas não são as únicas dicas que ajudam a viajar melhor. Confira abaixo o que você deve ter em mente.

Principais dicas para viajar melhor

1- Tenha flexibilidade

Ter flexibilidade para fugir das datas mais concorridas é ótimo para quem quer viajar mais tranquilo e economizar. Tente não pensar tanto em uma data fixa, mas ter opções e poder selecionar entre uma delas.

Fora de temporada, a viagem tende a ficar mais barata e até livre de muita movimentação, ainda mais se você está decidido a ir para um local mais conhecido.

2- Planeje seu orçamento

Quanto você pode gastar? Um erro comum de viajantes é não se planejar e depois passar meses arcando com os custos daquele momento de lazer. Ou seja, o que era divertido acaba virando um pesadelo.

Faça uma planilha, anote seus gastos, tenha uma reserva e um limite máximo de dinheiro a ser usado nos passeios, nas lembrancinhas e até com a alimentação.

3- Busque por formas de economizar

Existem várias formas de economizar em viagens. A primeira delas é por meio de milhas. Se inscreva em um programa por meio do cartão de crédito ou da própria companhia aérea. Você junta pontos e gasta menos na próxima viagem.

Além disso, vale pensar em formas de transporte alternativo, como usar carro ou ônibus e buscar descontos na hospedagem. Destinos menos concorridos também tendem a sair mais baratos, então, vale considerá-los.

4- Faça um seguro viagem

O seguro viagem pode te salvar no caso de algum problema. Ele é mais comum nas viagens internacionais e cobre despesas em caso de saúde ou roubo. Mesmo quando optar por um destino no Brasil, pense em incluir o seguro viagem.

Algo deu errado e fugiu do planejamento? Acione o seguro e tenha essa ajuda financeira. Só leia bem o que cobre e o que não está incluso no plano.

5- Reduza a bagagem despachada

A bagagem despachada é uma das principais responsáveis por encarecer a viagem. O que você não imagina é que muitas coisas podem ser reduzidas na bagagem de mão, aquela que pode ir dentro do avião.

Dobre as roupas de um jeito diferente, enroladas, para caber mais coisas em suas malas. Só cuide com o peso, pois a mala levada dentro do avião não pode ter mais de 10 kg, mas pode ser acompanhada de uma bolsa ou mochila que caiba embaixo do banco.

6- Tenha um kit de socorro na bagagem

O kit de socorro não é necessariamente um kit de primeiros socorros, mas vai te ajudar em algumas emergências. Pode conter desde lanchinhos até medicações para enjoo, dor de barriga, dor de cabeça — itens básicos que passam tranquilamente e podem ir na sua bolsa.

Vale trazer também curativos, gazes e itens que usaria para primeiros socorros, afinal, acidentes acontecem. Você toma alguma medicação diária? Ela deve ir junto nesse pequeno kit.

7- Não perca o acesso à internet

O acesso à internet vai te ajudar a se localizar e, ao mesmo tempo, mandar notícias para amigos e familiares. Quando for viajar, planeje-se para ter internet em todo o período, sem o risco de ficar incomunicável.

Nas viagens nacionais, vale se arriscar com planos de celular controle, pagos mensalmente, e, nas internacionais, veja se é interessante comprar um chip próprio do país.

Sair da versão mobile